Regressar à página inicial
Siga-nos »



PÁGINA INICIAL
APRESENTAÇÃO
ACTIVIDADES
EVENTOS
NOTÍCIAS
GALERIA
REGIÃO
LOCALIZAÇÃO
CONTACTOS
PREÇOS PROMOÇÕES RESERVAS ONLINE PARCERIAS


Quinta Calcaterra - Região

Mêda:
Chamam-lhe Castelo da Meda. Mas não terá ultrapassado a categoria de torre de vigia, que terá durado da Idade Média até aos nossos dias.É no Morro da Torre do Relógio e tem 760 metros de altura, os restos de um castro.
Lá de cima a vista alcance terras de Castela, a Serra da Morofa, e castelos tão apartados como o de Castelo Rodrigo.
No séc. XVII foi ali edificada uma capela à Senhora da Assunção e no séc. XIX a tal torre do relógio.

Mêda vista do Castelo

Câmara Municipal

Morro do Castelo

Pelourinho

Festa da Santa Cruz

Festa da Santa Cruz


Marialva - Aldeia Histórica:
No alto de um monte de 590 metros, este belo castelo. A sua construção foi feita sobre restos de um castro romanizado. Os combates entre mouros e cristãos, nos sécs. X e XI deixaram-no deserto.
D. Afonso Henriques deu-lhe foral em 1179, e o filho, D. Sancho I mandou-o reconstruir. D. Afonso II confirmou o foral e, pelo tratado de Alcanizes, no reinado de D. Dinis, passou definitivamente para a coroa portuguesa.
D. Manuel I renovaria o foral e D. Sebastião mandou restaurar a fortaleza fronteiriça. De notar que na crise de 1383, Marialva tomou o partido do Mestre de Avis. Porém, no séc. XVIII, sendo os Távoras alcaides de Marialva, começou aí a decadência da aldeia, hoje recuperada sobretudo para fins turísticos.

Castelo De Marialva

Castelo De Marialva


Termas de Longroiva:
Deste castelo da defesa da fronteira ao longo do Rio Côa, hoje existe a torre de menagem (20 metros de altura), com a particularidade de uma cisterna e de uma janela geminada e da muralha do terreiro para baixo. Dentro fica o cemitério. É de 960 a primeira menção a este povoado, altura em que foi fortificado.
Chamo a Rodrigues, neta da célebre Condessa Mumadona, deixou Longroiva ao mosteiro de Guimarães. O povoamento foi feito graças ao foral de 1126, que conferia privilégios quem ali se radicasse. E a importância da terra nota-se por o foral seri confirmado por D. Afonso Henriques, D. Afonso II, D. Dinis e por D. Manuel I.
Doado à Ordem dos Templários, o castelo foi reconstruído por Gualdim Pais em 1176 – há uma inscrição latina na torre de menagem que o diz. Foi cenário de combates até ao Tratado de Alcanizes, em 1297.

Vista geral Longroiva


Moreira de Rei - Aldeia Mediaval

Castelo
-

Sepulturas Antropomórficas

Sepulturas Antropomórficas

Pelourinho
-


Castelo Rodrigo


Douro


Copyright ©    
Webdesign » webjj